Se você deseja acelerar o processo de construção da sua casa própria, espaço comercial, escritório, ou qualquer outro tipo de imóvel deve apostar na laje pré-moldada. Afinal, uma das maiores vantagens de escolher ela no seu projeto é que, quando comparada a outros tipos de lajes, a versão pré-moldada acaba sendo mais econômica e fácil de ser estruturada na obra.
Logo, se você vai iniciar uma construção e deseja saber mais sobre a estrutura da laje pré-moldada, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, você vai descobrir o que é uma laje pré-moldada, quais são os diferentes tipos existentes no mercado, quais os materiais de construção usados, preço e quais as vantagens de utilizá-la na sua obra. Confira!
Mas, afinal, o que é laje pré-moldada?
A laje pré-moldada, também conhecida como laje pré-fabricada, se trata de um elemento estrutural de uma edificação cuja a principal função é disseminar, ou seja, deslocar as cargas de peso do teto em direção as vigas e pilares da construção. A estrutura da laje pré-moldada é produzida por meio de processos industriais e consequentemente apresentam uma montagem unidimensional já que seus moldes são pré-fabricados. Seu arranjo é composto por vigotas de concreto e materiais que proporcionam o seu respectivo ligamento.
Com o passar do tempo, a laje pré-moldada se tornou cada vez mais conhecida, tornando-se assim uma excelente solução construtiva para os profissionais que atuam na área da construção civil. Além de ser mais barata, a laje pré-moldada pode ser facilmente instalada na edificação, apresenta maior precisão em suas dimensões e suporta diferentes tipos de cargas vencendo inclusive as áreas com vãos.
Quais as vantagens de construir uma laje pré-moldada?
- Por se tratar de uma laje pré-moldada o controle de qualidade dos materiais é mais criterioso, garantindo mais resistência e regularidade dimensional das peças;
- Como a montagem da laje pré-moldada é simples, o término da construção do imóvel se torna mais rápido;
- A montagem da laje pré-moldada dispensa o acúmulo de resíduos e sujeira no canteiro de obras, melhorando a organização do espaço;
- O custo da estrutura e da manutenção da laje pré-moldada não é alto, quando comparado a outros tipos de lajes.
Qual a espessura de laje pré-moldada?
Mas, afinal, qual a espessura de laje pré-moldada? Segundo informações do segmento da construção civil a espessura mínima do concreto armado sobre uma laje pré-moldada varia de 5-6 cm. Contudo, dependendo da cobertura de concreto e armadura utilizada na obra essa espessura pode chegar até 7 cm.
Tipos de laje pré-moldada
No mercado é possível encontrar projetos com diferentes tipos de laje pré-moldada. Descubra abaixo os cinco tipos de laje pré-moldada mais usados e descubra qual o modelo mais combina e se encaixa na necessidade da sua obra.
1. Laje pré-moldada treliçada com lajota (tavelas de concreto ou cerâmicas)
A laje pré-moldada treliçada com lajota é muito usual, uma vez que sua estrutura funciona bem em vãos relativamente amplos. Nesse tipo de laje pré-moldada, as vigotas (pequena viga) de concreto armado servem de apoio para a lajota, que pode ser feita tanto de concreto como de cerâmica. Vale comentar, que após a montagem dessa laje pré-moldada a estrutura deve receber uma cobertura de concreto com o objetivo de unir todas as peças do sistema.
No entanto, como desvantagem pode-se dizer que o material utilizado na montagem desse tipo de laje pré-moldada dificulta a possibilidade de fazer furos e aberturas. Além disso, por se tratar de um material não muito resistente, seu acabamento necessita da aplicação de chapisco ou gesso para cobrir imperfeições.
2. Laje pré-moldada treliçada com EPS (isopor)
A principal diferença dessa laje com relação a laje pré-moldada anterior é somente o revestimento. Aqui, a laje pré-moldada treliçada com EPS se utilizada de placas de isopor em seu sistema ao invés de lajotas de concreto ou cerâmica.
A laje pré-moldada treliçada com EPS, também conhecida como laje pré-moldada isopor, apresenta uma estrutura leve, de fácil montagem e instalação de materiais elétricos, tubulações e até posterior fixação da caixa da água. Além disso, ao ser instalada a laje pré-moldada isopor auxilia também na melhora do isolamento acústico e térmico do imóvel.
3. Laje pré-moldada alveolar
A estrutura da laje pré-moldada alveolar é formada por painéis de concreto protendido vazados, com alvéolos longitudinais, responsáveis por reduzirem o peso da peça no sistema. A fabricação desse modelo de laje pré-moldada apresenta elevada resistência à compressão, sendo assim, muito utilizada em construções de grande porte como espaços comerciais, supermercados, hospitais, shoppings, universidades dentre outros estabelecimentos.
Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/laje-pre-moldada/